Envolver as famílias na motivação para a leitura e na formação leitora.
1. Famílias que leem - Sacos de Leitura
https://www.flipsnack.com/bepenacova/projeto_sacos_leitura.html
Breve descrição: Todas as crianças da educação Pré-escolar (215) adquiriram o seu saco de leitura, que é utilizado, mensalmente, para transportar os livros que escolheram por sua iniciativa ou com a orientação da educadora, para lerem em família. Cada criança, em família, decora o seu saco com elementos dos livros que vai lendo. Cada saco representa um trilho de leituras - Estimular a leitura em casa.
2. "Famílias que leem - Voluntários de leitura"
Breve descrição: Todas as crianças do AE, de educação Pré-escolar (215), mensalmente, recebem a visita dos Pais/EE/Familiares que dinamizam sessões de leitura em voz alta e reconto de histórias relacionadas com atividades livres ou integradas em contextos de aprendizagem - Desenvolver o prazer de ouvir ler.
3. Afetos de Leitura
3. a) Bru Junça
Breve descrição: As crianças de educação pré-escolar celebraram o "Dia mundial do livro" com Bru Junça - Contadora de histórias baseadas em contos, lengalengas e canções da tradição oral. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas de Penacova e o Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Penacova.
3. b) Taleguinho
Breve descrição: Todas as crianças de Educação Pré-escolar (215) participaram no espetáculo - Taleguinho "Costurar cantigas e histórias" . Este espetáculo foi organizado com o objetivo de proporcionar o contacto com histórias e lengalengas, contadas e cantadas - O valor da tradição oral. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas de Penacova e o Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Penacova.
4. Dar+ Leituras
4. a) Chá com Letras
Breve descrição: A comunidade escolar de Lorvão, na semana da leitura, alunos e encarregados de educação partilharam leituras num ambiente informal "Chá com Letras" - Promover livros e iniciativas de leitura familiar.
4. b) Sarau Cultural
Breve descrição: As crianças do JI de São Pedro de Alva a partir das leituras realizadas ao longo do ano escolar recriaram a obra "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen que apresentaram para toda a comunidade escolar no Sarau Cultural "Viagem pelo mundo de Sophia de Mello Breyner Andresen" - Valorizar o papel da leitura na cultura das famílias e envolver a comunidade local.
5. Campanhas & Companhias
5. a) "Brincar com a ciência" a partir de histórias
Breve descrição: As onze(11) crianças do JI de Miro a partir da leitura e exploração da poesia "Vou pintar um arco-íris" a educadora dinamizou um atelier com atividades de literacia cientifica - Promover ambientes em que as crianças possam apreciar a ciência.
a) "Brincar com a ciência" para melhor conhecer o mundo
Breve descrição: Uma vez por período a Biblioteca Escolar em articulação com a Oficina das Ciências criou contextos aprendentes para as crianças do JI de São Pedro de Alva e alunos do 2,º e 3.º anos (49 alunos) da EBI SPA, experimentarem e aprenderem ciência. A atividade iniciou na BE com a leitura - criando pontes e motivações para a ação experimental na Oficina das Ciências. Os temas tratados ao longo do ano escolar foram: Luz - Características da luz; Água - Fenómenos de dissolução e Seres Vivos - Germinação de sementes/Boneco Ecológico.
Criar e fortalecer o gosto pela leitura.
1. Biblio_@_cidadania
Breve descrição: Com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidade no acesso ao livro, a BE articula com o projeto da biblioteca móvel da BM - Biblio_@_Cidadania. Uma vez por mês, todas as crianças(215) dos vários estabelecimentos de ensino, de educação pré-escolar, têm acesso aos livros.
2. "Hall de Leituras"
Breve descrição: Atividade a concretizar
3. Ver ouvir e memorizar
3. a) JI de Sazes/EB1-PEN4
Breve descrição: Atividade de articulação do Pré-escolar - Jardim de Infância de Sazes (17 crianças) com os alunos do 2.º ano da EB1 de Penacova, PEN4 (18 alunos) - Apresentaram da história "Meninos de todas as cores" de Luísa Ducla Soares e o poema "Menina gotinha de água" de Papiniano Carlos, com a exploração, no quadro interativo, de jogos de descoberta de palavras, sílabas, letras, rimas... e a pintura de um painel coletivo.
3. b) JI PEN-B/EB1-PEN2
Breve descrição: Os alunos do JI de Penacova, grupo/turma B (18 acrianças), uma vez por período partilham saberes entre turmas. Por ser véspera do Dia Mundial do Ambiente e no âmbito do DAC "Educação Ambiental", a turma de PEN2 (15 alunos), para além de outras atividades, apresentou uma adaptação da história " O Mundinho", de Ingrid Biesemeyler Bellinghausen. No fim da sessão foi construído um mini livro para colorir com regras sobre a proteção do meio ambiente.
4. "Quem conta um conto acrescenta um ponto"
Breve descrição: Pelo menos, um Encarregado de Educação das 221 criança da Educação Pré-Escolar, ao longo do ano, em datas festivas, partilharam leituras na sala de aula - Trabalhar em parceria com as famílias para a promoção do livro e da leitura.
5. Ler para a cidadania
a) SOBE - Projeto Escovar na Escola
b) Educação ambiental: sessões sobre as sementeiras e as colheitas realizadas na BE em articulação com o clube da Natureza PROSEPE
Breve descrição: Em dois momentos distintos, todas as crianças dos Jardins de Infância do agrupamento estiveram na escola sede para a realização de atividades de educação ambiental. Cada sessão iniciou-se na biblioteca escolar com a narração de uma história sobre a temática. A leitura no centro de situações de aprendizagem da Área de conhecimento do mundo da Educação Pré escolar com a Biblioteca, o Clube PROSEPE e a equipa da Educação Especial.