Envolver as famílias na motivação para a leitura e na formação leitora.

1. Famílias que leem  - Sacos de Leitura

https://www.flipsnack.com/bepenacova/projeto_sacos_leitura.html

Breve descrição: Todas as crianças da educação Pré-escolar (215) adquiriram o seu saco de leitura, que é utilizado, mensalmente, para transportar os livros que escolheram por sua iniciativa ou com a orientação da educadora, para lerem em família. Cada criança, em família,  decora o seu saco com elementos dos livros que vai lendo. Cada saco representa um trilho de leituras - Estimular a leitura em casa.

2. "Famílias que leem - Voluntários de leitura"

Breve descrição: Todas as crianças do AE, de educação Pré-escolar (215), mensalmente,  recebem a visita dos Pais/EE/Familiares que dinamizam sessões de leitura em voz alta e reconto de histórias relacionadas com atividades livres ou integradas em contextos de aprendizagem - Desenvolver o prazer de ouvir ler.

JI de Aveleira
JI de Aveleira
JI de Miro
JI de Miro
JI de S. Mamede
JI de S. Mamede
JI de Sazes
JI de Sazes

3. Afetos de Leitura

3. a) Bru Junça

Breve descrição: As crianças de educação pré-escolar celebraram o "Dia mundial do livro" com Bru Junça - Contadora de histórias baseadas em contos, lengalengas e canções da tradição oral. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas de Penacova e o Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Penacova.

3. b) Taleguinho

Breve descrição: Todas as crianças de Educação Pré-escolar (215) participaram no espetáculo - Taleguinho "Costurar cantigas e histórias" . Este espetáculo foi organizado com o objetivo de proporcionar o contacto com histórias e lengalengas, contadas e cantadas - O valor da tradição oral. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas de Penacova e o Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Penacova.

4. Dar+ Leituras

4. a) Chá com Letras

Breve descrição: A comunidade escolar de Lorvão, na semana da leitura, alunos e encarregados de educação partilharam leituras num ambiente informal "Chá com Letras" - Promover livros e iniciativas de leitura familiar.

4. b) Sarau Cultural

Breve descrição: As crianças do JI de São Pedro de Alva a partir das leituras realizadas ao longo do ano escolar recriaram a obra "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen que apresentaram para toda a comunidade escolar no Sarau Cultural "Viagem pelo mundo de Sophia de Mello Breyner Andresen" - Valorizar o papel da leitura na cultura das famílias e envolver a comunidade local.

5. Campanhas & Companhias

5. a) "Brincar com a ciência" a partir de histórias

Breve descrição: As onze(11) crianças do JI de Miro a partir da leitura e exploração da poesia "Vou pintar um arco-íris"  a educadora dinamizou um atelier com atividades de literacia cientifica - Promover ambientes em que as crianças possam apreciar a ciência.

JI de Miro
JI de Miro

a) "Brincar com a ciência"  para melhor conhecer o mundo

Breve descrição: Uma vez por período a Biblioteca Escolar em articulação com a Oficina das Ciências criou contextos aprendentes para as crianças do JI de São Pedro de Alva e alunos do 2,º e 3.º anos (49 alunos) da EBI SPA, experimentarem e aprenderem ciência.  A atividade iniciou na BE com a leitura - criando pontes e motivações para a ação experimental na Oficina das Ciências. Os temas tratados ao longo do ano escolar foram: Luz - Características da luz; Água - Fenómenos de dissolução e Seres Vivos - Germinação de sementes/Boneco Ecológico.

Luz
Luz
Água
Água

Criar e fortalecer o gosto pela leitura.

1. Biblio_@_cidadania

Breve descrição: Com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidade no acesso ao livro, a BE articula com o projeto da biblioteca móvel da BM - Biblio_@_Cidadania. Uma vez por mês, todas as crianças(215) dos vários estabelecimentos de ensino, de educação pré-escolar, têm acesso aos livros. 

2. "Hall de Leituras"

Breve descrição: Atividade a concretizar

3. Ver ouvir e memorizar

3. a) JI de Sazes/EB1-PEN4

Breve descrição: Atividade de articulação do Pré-escolar - Jardim de Infância de Sazes (17 crianças) com os alunos do 2.º ano da EB1 de Penacova, PEN4 (18 alunos) - Apresentaram da história "Meninos de todas as cores"  de Luísa Ducla Soares e o poema "Menina gotinha de água" de Papiniano Carlos, com a exploração, no quadro interativo, de jogos de descoberta de palavras, sílabas, letras, rimas... e a pintura de um painel coletivo. 


JI Sazes/EB1 PEN4
JI Sazes/EB1 PEN4
JI Sazes/EB1 PEN4
JI Sazes/EB1 PEN4
JI Sazes/EB1 PEN4
JI Sazes/EB1 PEN4

3. b) JI PEN-B/EB1-PEN2

Breve descrição: Os alunos do JI de Penacova, grupo/turma B (18 acrianças), uma vez por período partilham saberes entre turmas. Por ser véspera do Dia Mundial do Ambiente e no âmbito do DAC "Educação Ambiental", a turma de PEN2 (15 alunos), para além de outras atividades, apresentou uma adaptação da história " O Mundinho", de Ingrid Biesemeyler Bellinghausen. No fim da sessão foi construído um mini livro para colorir com regras sobre a proteção do meio ambiente. 

4. "Quem conta um conto acrescenta um ponto"

Breve descrição: Pelo menos, um Encarregado de Educação das 221 criança da  Educação Pré-Escolar, ao longo do ano, em datas festivas, partilharam leituras na sala de aula - Trabalhar em parceria com as famílias para a promoção do livro e da leitura.

5. Ler para a cidadania


a) SOBE - Projeto Escovar na Escola

Breve descrição: 42 crianças do jardim de Infância de São Pedro de Alva, participam no Projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar). É um Projeto integrado curricularmente com a área de conhecimento do Mundo e em articulação com a Biblioteca Escolar. O objetivo do programa é sensibilizar as crianças de educação pré-escolar para a importância da saúde oral a partir da promoção da leitura e da escrita - Transversalidade curricular da leitura. O Projeto SOBE foi desenvolvido em parceria com o Centro de Saúde de Penacova e é uma iniciativa da Direção Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.


b) Educação ambiental: sessões sobre as sementeiras e as colheitas realizadas na BE em articulação com o clube da Natureza PROSEPE

Breve descrição: Em dois momentos distintos, todas as crianças dos Jardins de Infância do agrupamento estiveram na escola sede para a realização de atividades de educação ambiental. Cada sessão iniciou-se na biblioteca escolar com a narração de uma história sobre a temática. A leitura no centro de situações de aprendizagem da Área de conhecimento do mundo da Educação Pré escolar com a Biblioteca, o Clube PROSEPE e a equipa da Educação Especial.